terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novos Juizes Presidente do Tribunal Administrativos para Sofala, Zambézia e Nampula



A DESCENTRALIZAÇÃO e desconcentração do Tribunal Administrativo (TA) visando aproximar a justiça cada vez mais perto do cidadão ganhou corpo e forma ontem no país, com a tomada de posse de três juízes-presidentes para os Tribunais Administrativos de Sofala, Zambézia e Nampula, que já estão de malas aviadas para aquelas regiões.

Foram encarregues de fazer andar este trabalho os juízes António Alemão Guirrugo, Amade Jorge Limua e António Madeira Pantie, empossados no cargo pelo Venerando Presidente do TA e do Conselho Superior da Magistratura Judicial Administrativa (CSMJA), Machatine Munguambe. Na mesma ocasião, Munguambe conferiu ainda posse a Francisco Cuna, como secretário-geral do CSMJA, e José Maduela, para o cargo de chefe de gabinete.

A meta, segundo Machatine Munguambe, é até 2014 todas as províncias do país passarem a ter uma representação do Tribunal Administrativo.

Para que tal desiderato seja cumprido, explicou que anualmente serão instalados três Tribunais Administrativos em igual número de províncias. Para o ano, por exemplo, serão contempladas a cidade de Maputo e as províncias de Inhambane, Niassa ou Cabo Delgado.

Porque os processos das províncias, na sua totalidade, são, por ora, enviados à capital do país a fim de obter pareceres, tal exercício acaba consumindo muito tempo em prejuízo da celeridade com que o cidadão precisa de saber da satisfação do seu expediente. Assim, com a abertura de Tribunais Administrativos Provinciais tanto os processos relacionados com a área de Contenciosos Administrativos, Fiscal e Aduaneiro e a área de Fiscalização das Despesas Públicas e do Visto, passam a ser atendidos localmente, sem precisar de ser remetidos a Maputo. Um outro ganho importante destes tribunais é o que vai permitir que cerca de 40 porcento dos processos daquelas três províncias deixem de ser enviados à capital do país.

Segundo nos foi dado a conhecer, espera-se que na próxima quinta-feira, o Presidente Armando Guebuza desloque-se a Nampula a fim de presidir à abertura do Tribunal Administrativo Provincial de Nampula.

Fonte: TVM citando Jornal Noticias, Maputo, 30-11-10

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

COMUNICADO: ELEICAO DO NOVO PRESIDENTE DA AEU-UEM (22/11/10)

Realiza se hoje dia 22/11/10 das 8h as 18.30min nas Residencia e Faculdades da UEM em Maputo, as Eleicoes da AEU para eleicao do novo Presidente da AEU-UEM, dai que pedimos a participacao de todos os estudantes da UEM nesse processo.Votando no candidato com melhor programa para os proximos 2anos.Contamos ContidoPasse a Palavra...O Presidente da AEU-UEMLuis Jose Jobe Fazenda--Publicada por QUID JURIS? JOBE FAZENDA em Associação dos Estudantes Universitário _ AEU-UEM a 11/22/2010 07:19:00 AM

domingo, 14 de novembro de 2010

Comunicado: II CONFERENCIA DOS ESTUDANTES DA UEM -15 a 16/11/10-14h as 18h

A AEU-UEM, realiza a II Conferencia dos Estudantes da UEM (15 a 16 de Novembro de 2010 - 14h as 18h),E convoca a todos os membros da Direccao Geral, Presidentes dos Nucleos das Faculdades e Residencias da UEM, Chefes de de Turma da UEM, para participarem na II Conferencia de Estudantes da UEM, a ter lugar no Complexo Pedagogico-Anfiteatro 2051 (Campus da UEM), nos dias 15 a 16 (Segunda e Terca) das 14.30mim as 18h.Sera discutidos tematicas das seguintes areas:1. Area Academica ou Pedagocica2. Area Social e TransporteNos intervalos havera exposicao de produtos BCI e da Vodacom, com muitos brindes, contamos contigo e com teu contributo.Pedimos que passe a palavra...
O Presidente da AEU-UEM
Luis Jose Jobe Fazenda
Publicada por AEU-UEM
em Associação dos Estudantes Universitário _ AEU-UEM