Bem-Vindo ao Blog de Luís José Jobe Fazenda. Este é o espaço onde eu me encontro e me expresso, usando o cérebro que me foi atribuído para desbloquear a vida que levo.... As notas aqui destiladas, não estão isentas de eventuais erros ("errare humanum est").
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Benedito Guimino é o novo Presidente eleito para Cidade de Inhambane, o STAE confirma a irreversível vitória do Candidato do Partido FRELIMO
Conforme resultados divulgados ontem.
Já não há margens para dúvidas! O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) confirmou, ontem, a vitória de Benedito Guimino, candidato da Frelimo, uma informação que na noite de ontem já era avançada pelos observadores, jornalistas e as contagens paralelas dos partidos concorrentes.
Dados divulgados na tarde de ontem pelo presidente da Comissão Eleitoral da Cidade, José Pedro, indicam que Benedito Guimino conseguiu amealhar 12 682 votos, o equivalente a 78.49%, contra 3 476 votos de Fernando Nhaca, candidato do Movimento Democrático de M
oçambique (MDM), ou seja, 21.51%.
Dos 43 206 eleitores inscritos, apenas 16 773 é que foram votar, o que, em termos percentuais, corresponde a 38.80%. Isto significa ainda que 26 444 munícipes não foram votar, o que acabou resultando numa taxa de abstenção na ordem de 61.20%.
Os dados do STAE revelam ainda que, do universo de 16 773 eleitores que votaram, apenas 16 158 eleitores é que votaram validamente; 251 eleitores tiveram votos em branco; e 353 nulos. E desses últimos, apenas 22 votos é que foram reclamados durante a contagem.
Assim, os resultados do STAE esta quinta-feira divulgados só vieram confirmar o que os observadores e jornalistas já avançavam.
Até à hora do fecho desta edição, o candidato do MDM, Fernando Nhaca, ainda não queria pronunciar-se à comunicação para reconhecer a sua derrota neste escrutínio. Entretanto, o seu partido, ironicamente, decidiu dedicar a derrota às intimidações da Polícia e à alegada imparcialidade dos órgãos eleitorais.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) reconhece que tenha tido uma presença e controlo exagerados durante o dia da votação, mas justifica a medida com as alegadas escaramuças que foram protagonizadas sobretudo pelo MDM.
Por lei, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) - Central - tem 15 dias para anunciar os resultados definitivos, mas tal poderá acontecer antes desse prazo.
Fonte: Jornal O Pais, Online, 20/04/12
Parabens ao candidato da Frelimo Benedito Guimino e a Frelimo pela retumbante e convicente victoria em Inhambane
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário