Bem-Vindo ao Blog de Luís José Jobe Fazenda. Este é o espaço onde eu me encontro e me expresso, usando o cérebro que me foi atribuído para desbloquear a vida que levo.... As notas aqui destiladas, não estão isentas de eventuais erros ("errare humanum est").
segunda-feira, 7 de maio de 2012
François Hollande é eleito na 2ª volta Presidente da França e "Toma a Bastilha"
O mesmo local onde, a 14 de julho de 1789, os revolucionários deitaram abaixo o antigo regime, serviu de palco para a festa de François Hollande, o socialista derrotou Nicolas Sarkozy e tornou-se no novo Presidente da República de França.
Hollande afirmou no seu 1º discurso:
“Muitos esperavam este momento há longos anos, outros, mais jovens, ainda não o tinham conhecido. Alguns tiveram muitas decepções e têm muitas lembranças cruéis. Estou orgulhoso de ter sido capaz de trazer, de novo, a esperança. O primeiro dever do presidente da república é de unir e associar cada cidadão à ação comum para enfrentar os desafios que nos esperam. E são numerosos e pesados. Primeiro, a retoma da produtividade para tirar o país da crise. A redução dos éfices para controlar a dívida. A preservação do modelo social para garantir a todos os mesmo acesso aos serviços públicos. A igualdade nos nossos territórios, e penso nos bairros suburbanos e nos departamentos rurais. A prioridade educativa, a escola da república, que será o meu compromisso. A exigência ambiental, a transição ecológica que temos que cumprir. A reorientação da Europa para o emprego, para o crescimento, para o futuro. E, no momento em que o resultado é proclamado, tenho a certeza que em muitos países europeus, isto foi um alívio, uma esperança. A ideia que, enfim, a austeridade não pode ser uma fatalidade é a minha missão a partir de agora, ou seja, dar à construção europeia uma dimensão de crescimento, emprego, prosperidade. O sonho do futuro. E isso é o que vou dizer, o mais depressa possível, aos nossos parceiros europeus e, em primeiro, à Alemanha”.
Hollande quer uma passagem de poder o mais rápido possível, mas só Nicolas Sarkozy decidirá se deixará o Palácio do Eliseu antes de 15 de maio, data limite imposta pela constituição.
Nos discursos, numa Praça da Bastilha repleta de gente, uma palavra ecoou: essa palavra é mudança.
“Obrigado ao povo de França por se ter juntado aqui e por me ter permitido ser o vosso Presidente da República. Lembrem-se, toda a vida, deste grande ajuntamento aqui na Praça da Bastilha. Porque deve dar vontade, a vós e a outros povos na Europa, de assistir à mudança que se anuncia”, disse Hollande no discurso em Paris, perante dezenas de milhares de apoiantes, depois de ter pronunciado um primeiro discurso de vitória em Tulle, capital do departamento da Corrèze, a que preside.
A eleição de Hollande, com pouco mais de 52%, representa o regresso dos socialistas ao poder, 17 anos depois da partida de François Mitterrand.
Os socialistas franceses esperam agora repetir a vitória nas legislativas, marcadas para 10 e 17 de junho.
Fonte: Euronews, 06/05/12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário