sexta-feira, 22 de agosto de 2008

MANIFESTO ELEITORAL da lista B - FAZENDA

VOTE NA LISTA B


LUÍS JOBE FAZENDA



“POR UMA AEU MAIS INTERVENTIVA, CRIATIVA E ACTIVA”


MANIFESTO ELEITORAL

Candidatamo-nos porque queremos dar o nosso contributo para que a AEU-UEM torne-se mais dos estudantes de modo a que esta sirva efectivamente de elo entre os estudantes e o corpo directivo da UEM, com vista a criar um ambiente de harmonia na vida académica e social, “contribuindo para uma maior uniformidade, coerência, consistência, eficiência na tomada de decisões para o alcance e desenvolvimento dos objectivos do associativismo estudantil na UEM”, como preconizam os estututos da AEU.

O presente elenco, feitas auscultações, reuniu os pontos que neste manifesto são mencionados como principais linhas a seguir durante o seu mandato, caso venha a ocupar a direcção da AEU. Contudo, dizer que as ideias aqui apresentadas não podem ser tidas como acabadas, pois um dos principais pressupostos do elenco é uma auscultação permanente aos estudantes (e não só) de sugestões, problemas e opiniões promovendo uma maior participação dos próprios estudantes na condução da sua vida académica e, quiçá, da própria academia colaborando com o corpo directivo da mesma.




OBJECTIVO GERAL
 Garantir uma participação activa, inteligente, democrática, realista e séria da AEU nos diferentes âmbitos da vida dos estudantes e não só, como também, tornar a Universidade um centro de produção de conhecimentos para resolução de problemas actuais da Sociedade, por meio dos debates direccionados entre os estudantes e especialistas.

FORMAS DE MATERILIZAÇÃO

OBJECTIVOS ESPECIFICO
 Tomar decisões democráticas centradas nos estudantes;
 Aproximar a AEU dos estudantes (através da colaboração com os Núcleos das Faculdades, Associações das Residências e auscultação directa dos próprios estudantes) por meio de reuniões periódicas.
 Promoção de intercâmbio entre estudantes universitários (de diferentes Faculdades, Universidades e Sociedade no geral).
 Criar espaço para diálogos inteligentes na solução dos problemas actuais da Universidade e do País.
 Criar condições para a clarificação e facilitação nas políticas de Bolsas de Estudo dentro da UEM (como adquirir? Quando perder? E sua gestão).
 Permitir que a AEU seja um fórum apropriado e fiável para que os estudantes apresentem os seus problemas e propostas de soluções (usando as diferentes vias).
 Divulgar os direitos e deveres dos estudantes, atraves da publicacao dos estatutos.
 Promover actividades ligadas ao desporto, a cultura, a saúde pública e a recreação no sentido de criar uma maior integração, aproximação entre os estudantes e uma participação activa deste no combate aos males que enfermam a sociedade (como o grande flagelo que é o SIDA) e, assim, ajudar a promover também o espírito de solidariedade e moçambicanidade.
 Criar uma maior conectividade entre o corpo directivo da UEM e os Estudantes de modo a ajudar na dinamização e na resolução de problemas.
 Trabalhar para melhoria de qualidade de alimentação nos refeitórios universitários.
 Advogar os estudantes na politica de definicao do valor do subsidio mensal dos estudantes bolseiros, e que o mesmo esteja nas suas respectivas contas bancarias atempadamente.
 Tornar o estudante mais participativo através das suas opniões com vista a criar uma maior qualidade de ensino nas Faculdades.
 Coordenar e dinamizar o pograma de “Estágio para Finalistas” e “Actividades de Férias” para estudantes no geral.
 Lutar para a melhoria de condições nas residências universitárias (especialmente no que concerne às salas de máquinas e segurança).
 Criação e promoção de jornais estudantis (impressos e/ ou de parede).
 Promover e divulgar mais o web site da AEU como um dos grandes vínculos de materialização dos pressupostos deste programa.
 Advogar os estudante nas politicas de definicao do valor das propinas, e mensalidade para período Pos-Laboral.
 Pressionar as faculdades com vista a ter maior celeridade na aprovacao dos trabalhos do fim do curso e marcacoes de defesas.
 Pressionar a Universidade para que os estudantes participem no processo de alteraçoes curriculares nas faculdades.
 Pressionar a universidade para que haja maior transparência na indicação das cadeiras dos cursos, atraves da publicidade do programa dos cursos no site da Universidade e nas faculdades/departamentos.
 Criar condições para que haja uma maior integracao do estudantes do periodo Pos-Laboral na AEU e na própria Universidade.











VOTE NA LISTA B

LUÍS JOBE FAZENDA



“POR UMA AEU MAIS INTERVENTIVA, CRIATIVA E ACTIVA”

Interventiva
 Na medida em que pretendemos intervir directamente na vida do estudante participando no processo de tomada de decisões da Uem.
 Intervir directa ou indirectamente na solução de problemas da comunidade estudantil e da Sociedade em Geral.
Criativa
 Promoção de intercâmbio entre estudantes universitários (de diferentes faculdades, universidades e sociedade no geral).
 Promover actividades ligadas ao desporto, a cultura, a saúde pública e a recreação no sentido de criar uma maior integração, aproximação entre os estudantes e uma participação activa destes no combate aos males que enfermam a sociedade (como o grande flagelo que é o SIDA), promovendo o espírito da solidariedade.
Activa
 Implementação de forma dinâmica das politicas traçadas no programa
 Trabalhar constantemente na busca de resultados a curto prazo, dentro das possibilidades existentes.

Nenhum comentário: