quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O Primeiro discurso de Barack Obama, como Presidente dos EUAs



Discurso da tomada de posse de Barack Obama

Caros compatriotas

Estou aqui hoje com humildade perante a tarefa que nos é imposta, grato pela confiança que me concederam, consciente dos sacrifícios consentidos pelos nossos antepassados. Agradeço ao Presidente Bush pelo serviço prestado ao nosso país e pela generosidade e cooperação demonstradas durante a transição.

Quarenta e quatro americanos prestaram juramento como presidentes. Estas palavras foram proferidas em momentos de grande prosperidade e em águas calmas de paz.



Contudo, quantas vezes o juramento é prestado no meio de nuvens acumuladas e tempestades violentas. Nestes momentos, a América prosseguiu não só devido à competência e visão dos que estavam no poder, mas também porque Nós o Povo nos mantivemos fiéis aos ideais dos nossos antepassados e leais aos documentos fundadores. Assim tem sido. Assim deve ser com esta geração de americanos.

Que nos encontramos no meio duma crise é agora bem compreendido. O nosso país está em guerra contra uma vasta rede de violência e ódio. A nossa economia está muito enfraquecida em consequência da ganância e da irresponsabilidade de alguns, mas também devido ao nosso fracasso colectivo em fazer escolhas difíceis e preparar o país para uma nova era. Perderam-se casas, eliminaram-se empregos, fecharam-se empresas.

Nenhum comentário: