terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Muammar Khadaffi eleito presidente da UA




Termina hoje a cimeira da União Africana que tem lugar em Addis Abeba, o dia do encontro magno deverá ser marcado por declarações oficiais sobre uma série de questões controversas.

Os líderes africanos reunidos em Addis Abeba já pediram, informalmente, a anulação das acusações de crimes de guerra feitas contra o Presidente Omar el Bashir, do Sudão, porque a sua detenção desestabilizaria o país. Eles querem também o levantamento das sanções impostas pela União Europeia e pelos EUA ao governo do Zimbabwe, dado que Mugabe já assinou um acordo para a formação de um executivo de coligação com a oposição, pelo que não se justifica a manutenção das mesmas.

No âmbito do seu discurso na XII Cimeira da UA, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon saudou os passos dados para a materialização do governo de coligação, porém apelou à liderança zimbabweana para que respeitasse os Direitos Humanos e as liberdades democráticas do povo, incluindo a libertação de todos os presos políticos detidos recentemente.

O projecto de criação dos Estados Unidos de África foi outro tema que dominou a cimeira de Addis Abeba, na ideia há muito que é apadrinhada pelo líder da Líbia, Muammar Khadaffi, ontem eleito presidente da União Africana e cujo mandato terá a duração de um ano.

De sublinhar que Khadaffi defende que só com uma maior unidade africana é que o continente melhorará a sua posição internacional.

Nao se esqueçam esse homem é um dos mentor da ideia de formar OS ESTADOS UNIDOS DE AFRICA

Nenhum comentário: