sábado, 25 de julho de 2009

Que Influências Tem Ou Podem Ter Os Jovens Nas Decisões Do Pais

Meu ponto de vista relativamente ao tema:
Que Influências Tem Ou Podem Ter Os Jovens Nas Decisões Do Pais".

Em relação ao debate da STV sobre os jovens com tema:
"Que influências tem ou podem ter os Jovens nas decisões do Pais".
Dizer que eu penso que os jovens perderam uma oportunidade de apresentarem as suas opiniões na televisão relativamente ao tema e ficaram a discutir pessoas e não ideias.
Mas eu penso que nos como jovens ainda temos tempo para apresentarmos nossas ideias de forma ordeira, organizada e académica.
Em primeiro lugar temos que nos unir independentemente da raça, cor da pele, cor partidária e esquecermos os atritos pessoais se e que existe e defendermos os nossos interesses juntos das entidades publicas e privadas nacionais e internacionais.
Nos jovens temos que perceber que o interesse publico ou da maioria estão acima de nossos interesses pessoais, porque como reza a historia só assim os movimentos de massas triunfaram.
Devemos parar de encarar os outros como oposição e percebermos que só unidos e que o governo e outras entidades iram colocar os interesses da juventude como prioridades, assim como fazem com as mulher.

Jovens
Penso que esta na hora de pararmos de discutir pessoas e nos distanciar dos foros de decisão ou representativos da juventudes porque dessa forma deixamos que os outros decidam por nos, como dizia Platão “ a sansao daqueles escolhem pessoas erradas para lhes governar e ter que suportar o mau governo por muito tempo” acrescento dizendo que a sansao daqueles que não escolhem, é de serem governados pelo mau governo, isso para dizer que os jovens moçambicanos não podem ficar apáticos e indiferentes em relação aos foros de tomada de decisão, e viver a criticar alimentando um pessimismo que não nos leva a lado nenhum, devemos apresentar soluções para os nossos próprios problemas fazendo chegar a quem de direito para os cumprir, não se entenda por essa via que devamos fazer isso de forma desordeira, entenda se por endosmose que devemos apresentar as entidades competentes de forma ordeira e persistente.

A minha contribuição de modo geral
Devemos nos unir em associações, grupos ou movimentos e paremos de discutir pessoas, vamos discutir ideias, e aos líderes de movimentos juvenis: senhores não deixem os vossos problemas pessoas atrapalhar os interesses dos grupos juvenis que vocês lideram.

Ilustres me perdoem pelos erros ortográficos e gramaticais constantes desse oficio, aproveitemos o conteúdo, vamos promover mais debates sobre o assunto juvenis....

Destilado pelo jovem: Luis José Jobe Fazenda, 24/07/2009.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

LEI SOBRE VIOLENCIA DOMESTICA, PARLAMENTO JA APROVOU....




A Assembleia da República aprovou segunda-feira uma Lei sobre a Violência Doméstica contra a Mulher, que estipula o afastamento do agressor do lar e dá legitimidade de denúncia a qualquer pessoa, incluindo a não familiares.


Apesar de ter sido aprovada, na generalidade, pelas duas bancadas do parlamento, a lei suscita muita polémica.

Alguns deputados alegaram o cariz discriminatório do diploma, por apenas proteger mulheres vítimas de violência doméstica.

`Este projecto de lei peca por não ser abrangente, porque não se refere à violência doméstica no geral´, disse o deputado da RENAMO-União Eleitoral, António Muchanga.

Por seu turno, Alexandre Meque Vicente, deputado da FRELIMO, defendeu a necessidade da norma em causa, justificando com o facto de já existirem no país leis que protegem a criança e outros estratos sociais desfavorecidos.

`Já legislamos a favor da criança e acho que podemos também legislar a favor da mulher. O objectivo desta lei não é desmembrar a família, mas sim consolidá-la´, enfatizou Alexandre Meque Vicente.

A Lei sobre a Violência Doméstica contra a Mulher obriga igualmente o cônjuge agressor à prestação de alimentos proporcionais à sua condição económica e às necessidades dos seus dependentes.

O autor do crime de violência doméstica perde também sobre as suas vítimas o poder parental, tutela e curadoria, defende o diploma.

A lei não se refere a penas de prisão, submetendo a responsabilidade criminal às leis penais já vigentes, nomeadamente o Código Penal moçambicano, que está em vigor desde finais do século XIX, quando Moçambique ainda era colónia de Portugal.

Dados da Procuradoria-Geral moçambicana indicam que o país registou mais de 14 mil casos de violência doméstica no ano passado, um quinto dos quais com crianças, o que equivale a um aumento de 4.629 casos comparativamente a 2007.
fonte: LUSA


apesar dessa controversa, temos que comecar de algum lado. isso ja e muito bom...

quarta-feira, 1 de julho de 2009

AVIÃO COM 150 PESSOAS CAI NO ÍNDICO PERTO DE COMORES, MAIS UMA TRAGEDIA AEREA EM MENOS DE UM MES.




Um Airbus 310 da companhia aérea Yemenia que viajava da Panínsula Arábica para as Ilhas Comores, despenhou-se esta terça-feira no Oceano Índico com cerca de 150 pessoas a bordo, informou fonte oficial.
A mesma fonte disse que a maioria dos passageiros daquele voo da companhia aérea estatal iemenita eram cidadãos de Comores - ilhas que fica entre Madagáscar e Moçambique, a sul das Seicheles - que regressavam de Paris.
Já foi encontrado um sobrevivente
Uma criança, passageira do Airbus A310-300 da companhia aérea Yemenia, que se despenhou hoje perto das Comores, foi encontrada "com vida" pelos socorristas, disseram fontes hospitalares locais.
“Uma criança foi encontrada com vida. Actualmente está no barco dos socorristas”, declarou um médico do hospital El-Maaruf, principal estabelecimento hospitalar da capital das Comores.
A informação foi confirmada pelo coordenador de operações de socorro do Crescente Vermelho.
O Airbus A310-300 da Yemenia despenhou-se hoje no Índico perto do arquipélago das Comores com 153 pessoas a bordo, incluindo franceses e comorenses, menos de um mês depois da queda de um A330 da Air France entre o Brasil e França no Atlântico, com 228 pessoas a bordo.

FONTE_ JORNAL O PAIS IN RTP, LUSA 30 JUNHO 2009 21:36