quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Primeiro-Ministro do Zimbabwe, Morgan Tsivangirai, Tomou Posse hoje.



Com a tomada de posse do Primeiro-Ministro, Morgan Tsivangirai: Abre-se nova página na história do Zimbabwe...

OS zimbabweanos abriram ontem uma nova página da sua história, com a investidura do Primeiro-Ministro designado, Morgan Tsvangirai, e seus dois vices, nomeadamente Arthur Mutambara, e a senhora Thokozani Khupe, numa cerimónia em que os principais actores da política do país assumiram o compromisso de esquecer o passado e trabalhar em conjunto em benefício dos seus compatriotas, Tsvangirai, Mutambara e Khupe tomaram posse perante o Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, tendo como testemunhas o Presidente Armando Guebuza, o Rei Mswati III, da Suazilândia, o facilitador das negociações inter-zimbabweanas, Thabo Mbeki, o comissário da União Africana, Jean Ping, o secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão, os ministros dos Negócios Estrangeiros da África do Sul e de Angola.
Maputo, Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2009:: Notícias


No seu primeiro discurso público após o juramento, as novas figuras do Governo de Unidade Nacional (GUN) comprometeram-se a trabalhar juntos para resolver os problemas do país.

Morgan Tsvangirai considerou o dia de ontem como uma ocasião histórica e única para o futuro do Zimbabwe. Definiu três prioridades que devem ser tidas em conta pelo novo Governo. A área da Saúde, onde hospitais estão sem medicamentos suficientes para fazer face à cólera ou sem pessoal médico; a segurança alimentar; e o pelouro da Educação. Em relação a esta área Tsvangirai falou da necessidade de criação de condições para que milhares de crianças regressem à escola, pois uma greve de professores ou mesmo abandono da profissão docente está neste momento a impedir que tal aconteça.

Entretanto, Tsvangirai abandonou mais cedo o almoço oferecido por ocasião da sua investidura, para orientar um comício que reuniu os simpatizantes do seu partido.

A materialização do Governo inclusivo será concluída amanhã, com a tomada de posse dos novos ministros, num Executivo em que a ZANU-PF, de Robert Mugabe, terá 14 ministros, igual número para o MDC, de Morgan Tsvangirai, e três para a facção do MDC liderada pelo Vice-Primeiro-Ministro Mutambara.

Finalmente, uma atitude digna do Mugabe, espero com essa viragem que o sofrimento do povo zimbabweano seja minimizado e quiça tenha um fim.

Fonte: Jornal Noticias, LÁZARO MANHIÇA, em Harare, Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2009

Um comentário:

Kenia Soares disse...

Olá! parece muito interessante a vida em Moçambique... Estava lendo sobre tua politica... Um abraço brasileiro!