quarta-feira, 14 de julho de 2010

Geração da Viragem: Meu Ponto de Vista




Geração da Viragem
Diante de tantos debates levantados nos últimos tempos sobre o a Geração da Viragem, desde o nível académico, económico, social e político bem como nos medias, resolvi usando da liberdade de expressão que a Constituição de Moçambique no seu nº 2 artigo 48 me autoriza à apresentar meus pontos de vista sobre o assunto.
Em primeiro, gostaria de saber daqueles que negam fazer parte desta geração, qual e o problema de fazer parte da geração da viragem? E quem disse que a designação anterior ou posterior da Geração da Viragem encerra os objectivos centrais da mesma de virar o cenário anormal que vivemos para um cenário normal no futuro desejado?
Bem, era só para sacudir algumas impurezas que tenho acompanhado com muita tristeza nos últimos dias, que julgo serem acompanhadas de argumentos subjectivos feridos pela política de contraria ate o obvio, ou ate usar a academia e a liberdade de expressão para desrespeitar os Órgão de Soberania do nosso País.
Assim, entendo que a nossa Geração à da Viragem, deve virar (só para citar alguns exemplos):
1. Pobreza Absoluta,
2. Dependência Económica, e
3. A instabilidade ambiental acentuada pelo desflorestamento e degradação do meio ambiente,
4. As doenças endémica, como a Malária, o SIDA
5. A falta de autoconfiança, e levantar bem alto a nossa auto estima como Moçambicanos, no sentido de cada um contribuir para o desenvolvimento com o que pode.
Todavia, o Estado (tanto que poder) deve empenhar se mais na criação de condições e desempenhando mais o seu papel de provedor de serviços e para que esta geração vire dos males acima indicados.

Contudo, fazem parte da Geração da Viragem, todos os Povo moçambicano que luta para o desenvolvimento do Pais, como e natural dando se mais ênfase aos jovens, visto que são os mais activos em termos de forca humana, dominam mas as novas tecnologias e constitui a maioria da população de Moçambique.
Ate porque como já dizia o Reitor da UEM Prof. Couto, nas gerações passadas existiam crianças, jovens, adultos e velhos dai que todos os Moçambicanos fazemos parte da Geração da Viragem, não me venham dizer que não fizemos nada porque não e verdade. Actualmente acentuamos a liberdade de expressão.
Tenho dito

Convido outros ilustres a esgrimirem os seus argumentos de forma objectiva.
PS: sem ataques pessoas e nem políticos (porque dai emanam argumentos feridos de muita subjectividade)

- Destilado pelo jovem da viragem: Luis Jobe Fazenda (14/07/10)

"Error vel ignoratia juris nocet, facti non nocet" (o erro ou ignorancia de direito prejudica, o de facto nao prejudica).

Um comentário:

QUID JURIS? JOBE FAZENDA disse...

apresente os vossos pontos de vista aqui...