quarta-feira, 14 de julho de 2010

Geração da Viragem: Meu Ponto de Vista




Geração da Viragem
Diante de tantos debates levantados nos últimos tempos sobre o a Geração da Viragem, desde o nível académico, económico, social e político bem como nos medias, resolvi usando da liberdade de expressão que a Constituição de Moçambique no seu nº 2 artigo 48 me autoriza à apresentar meus pontos de vista sobre o assunto.
Em primeiro, gostaria de saber daqueles que negam fazer parte desta geração, qual e o problema de fazer parte da geração da viragem? E quem disse que a designação anterior ou posterior da Geração da Viragem encerra os objectivos centrais da mesma de virar o cenário anormal que vivemos para um cenário normal no futuro desejado?
Bem, era só para sacudir algumas impurezas que tenho acompanhado com muita tristeza nos últimos dias, que julgo serem acompanhadas de argumentos subjectivos feridos pela política de contraria ate o obvio, ou ate usar a academia e a liberdade de expressão para desrespeitar os Órgão de Soberania do nosso País.
Assim, entendo que a nossa Geração à da Viragem, deve virar (só para citar alguns exemplos):
1. Pobreza Absoluta,
2. Dependência Económica, e
3. A instabilidade ambiental acentuada pelo desflorestamento e degradação do meio ambiente,
4. As doenças endémica, como a Malária, o SIDA
5. A falta de autoconfiança, e levantar bem alto a nossa auto estima como Moçambicanos, no sentido de cada um contribuir para o desenvolvimento com o que pode.
Todavia, o Estado (tanto que poder) deve empenhar se mais na criação de condições e desempenhando mais o seu papel de provedor de serviços e para que esta geração vire dos males acima indicados.

Contudo, fazem parte da Geração da Viragem, todos os Povo moçambicano que luta para o desenvolvimento do Pais, como e natural dando se mais ênfase aos jovens, visto que são os mais activos em termos de forca humana, dominam mas as novas tecnologias e constitui a maioria da população de Moçambique.
Ate porque como já dizia o Reitor da UEM Prof. Couto, nas gerações passadas existiam crianças, jovens, adultos e velhos dai que todos os Moçambicanos fazemos parte da Geração da Viragem, não me venham dizer que não fizemos nada porque não e verdade. Actualmente acentuamos a liberdade de expressão.
Tenho dito

Convido outros ilustres a esgrimirem os seus argumentos de forma objectiva.
PS: sem ataques pessoas e nem políticos (porque dai emanam argumentos feridos de muita subjectividade)

- Destilado pelo jovem da viragem: Luis Jobe Fazenda (14/07/10)

"Error vel ignoratia juris nocet, facti non nocet" (o erro ou ignorancia de direito prejudica, o de facto nao prejudica).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHOLA CAMPEA DO MUNDIAL DO FUTEBOL-2010





Espanha festeja o título de campea do mundo do futebol em 2010 na Africa do Sul.

Os jogadores chegaram à Plaza de Espanha em Madrid, num ambiente de total euforia.

Fernando Torres não esqueceu as origens. O avançado espanhol festejou com uma bandeira de Espanha com o escudo do Atlético de Madrid.

O trio eléctrico com os jogadores e equipa técnica começou a viagem pelas ruas de Madrid onde milhares de pessoas fizeram a festa.

Iniesta, autor do golo que carimbou a conquista do título mundial, disse, relativamente envergonhado: “Estou muito orgulhoso de pertencer a este grupo!

Esta taça é de todos!”

O capitão Casillas revelou todo o seu orgulho: “Tenho a sorte de pertencer a este grupo. Tenho muito orgulho neste triunfo. Merecemos ser campeões!”

Del Bosque agradeceu o apoio de todos: “Obrigado a todos os espanhóis e a todos os clubes em Espanha, desde o mais pequeno ao mais humilde!”

O chefe do governo espanhol, Zapatero recebeu La Roja: “Felicito todos. Esta vitória é da selecção e de todos os que a acompanharam.

É uma vitória de todas as gerações!”

Por seu turno, o rei Juan Carlos saudou os heróis da Roja, dizendo que os jogadores “tornaram realidade um dos melhores sonhos”, dando um exemplo de “desportivismo, nobreza e trabalho de equipa”.

Milhares de espanhóis estiveram pelas ruas de Madrid à espera dos campeões do mundo. A Praça de Cibelles - local das festas madridistas – foi ontem a sede para os festejos de todos os espanhóis.

A Espanha viveu um momento único, com a chegada da sua selecção que conquistou o Mundial-2010 na África do Sul depois de bater a Holanda por 1-0 com golo de Iniesta.

O avião que levou a selecção espanhola, devidamente decorado para transportar os campeões do Mundo, aterrou no aeroporto de Barajas em Madrid.

O primeiro a sair do avião decorado com a legenda “campeones, orgullosos de nuestra selección” foi Iker Casillas, com a taça do mundo, que cedeu a Vicente del Bosque, para que também o seleccionador saudasse o público presente na placa do aeroporto.

Todos os jogadores viajaram vestidos com o equipamento de campeões, uma camisola vermelha já com uma estrela de campeão por cima do símbolo espanhol.

A comitiva seguiu para um autocarro e foi descansar um pouco num hotel perto do aeroporto. O desfile pelas ruas de Madrid num autocarro descapotável seguiu-se a recepções com o rei Juan Carlos e José Luís Zapatero, às 18h00.

Fonte: jornal O País de 12 de julho de 2010


PARABENS A AFRICA DO SUL PORQUE A ORGANIZACAO DO EVENTO FOI 1SUCESSO TOTAL.