quinta-feira, 21 de abril de 2011

A VODACOM TEM NOVO PCA: Salimo Abdula, cede lugar de PCA da Vodacom à Rui Fonseca


Rui Fonseca, actual PCA da Vodacom


Salimo Abdula, Ex-PCA da Vodacom

No âmbito da presidência rotativa dos accionistas nacionais da VOdacom

Salimo Abdula, deixa de ser PCA da VODACOM

Após dois anos e 18 dias à frente da operadora de telefonia móvel, Vodacom, Salimo Abdula cessa funções como Presidente do Conselho de Administração daquela companhia. Segundo um comunicado enviado à nossa redacção, o substituto de Abdula no cargo toma posse hoje, na sede daquela empresa.

Salimo Abdula ocupou o cargo desde 1 de Abril de 2009 em representação do grupo Intelec Holdings, Ltd, que detém 5% das acções da Vodacom. No entanto, fontes bem posicionadas no processo de sucessão de Abdula dizem que a ascensão do representante da Whatana investments, Ltd (também detentora de 5% da Vodacom), é quase certa, tendo em conta que os outros accionistas, excluindo a Vodacom Internacional, já ocuparam a presidência da companhia.


O Engenheiro Rui Fonseca tomou posse nesta quinta-feira como Presidente do Conselho de Administração da empresa de telefonia móvel Vodacom em substituição de Salimo Abdula.

Rui Fonseca foi indicado para o cargo pela Watana, uma das empresas moçambicanas que detém uma minoritária do capital da Vodacom Moçambique enquanto Salimo Abdula representava a Intelec Holding.

O PCA da Vodacom Moçambique é um cargo rotativo, cabendo a cada um dos accionistas indicar um nome para prover o lugar.

A Vodafone é o sócio maioritário da Vodacom Moçambique, com 65%. Os outros accionistas são três empresas moçambicanas nomeadamente a WATANA, a EMOTEL e a INTELEC HOLDING

Recorde-se que Rui Fonseca foi até 2010 Presidente do Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique e é engenheiro civil de formação.

Fonte: TIM
Data: 21/04/2011


Depois da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, Rui Fonseca acaba de ser nomeado o novo Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, em substituição de Salimo Abdula, que vinha ocupando o posto nos últimos dois anos.

A escolha de Fonseca, é resultado do acordo entre os accionistas que prevê a nomeação de PCAs num sistema rotativo com duração de dois anos para cada accionista.

Fonseca vai representar a accionista WHATANA INVESTIMENS LIMITADA, depois de Salimo Abdula que representou a INTELEC HOLDING LIMITADA.

No seu discurso de despedida, Salimo Abdula, falou de uma missão cumprida, tendo evidenciado o espírito de trabalho em equipa e a atitude dos trabalhadores como o segredo para o sucesso alcançado pela empresa.

Agradeceu a equipa da direcção executiva pela sua entrega ao trabalho e reconheceu a capacidade de trabalho de Rui Fonseca nas diversas actividades que tem realizado.

“Passo a direcção da empresa a alguém que se reconhece a sua capacidade de actuação e direcção. A empresa esta em boas mãos”, disse Abdula.

Por sua vez, Fonseca disse que vai privilegiar o cliente por estar no centro das atenções da empresa “O cliente deve ser visto como rei”, disse Fonseca.

Questionado sobre a estratégia da Vodacom no mercado no que diz respeito a entrada da terceira operadora, Fonseca considera que a Vodacom dirige não olha para os outros como inimigos, mas como concorrente, porém não falou da estratégia que a sua empresa tem para assegurar os seus clientes.

A nomeação de Fonseca acontece num momento em que Vodacom acaba de lançar no mercado a sua nova imagem, tendo passado do azul para o vermelho. Rui Fonseca é natural da Beira, é licenciado em Engenharia pela Universidade Eduardo Mondlane.

Fonte: Jornal Averdade, 21/04/11

NOTA: por lapso avancamos que o novo PCA da VOdacom era o Ru Fernandes, facto tirado do Jornal O Pais do dia 20/04/11, pelos transtornos pedimos as nossas disculpas.

Nenhum comentário: