segunda-feira, 2 de março de 2009

Morreu Presidente de Guine-Bissau, Nino Vieira foi assassinado esta madrugada ...


O presidente da Guiné-Bissau Nino Vieira foi assassinado esta madrugada na sequência de um ataque à sua residência. A informação foi avançada à RTP por fonte da presidência.


A morte de Nino Vieira poderá estar ligada ao atentado à bomba que matou ontem à noite o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, General Tagmé Na Waié.

A correspondente da RTP, a jornalista Marta Jorge, já confirmou a morte do presidente Nino Vieira após um ataque registado esta madrugada à sua residência. A morte do Presidente Nino Vieira foi confirmada à correspondente da RTP por fonte da presidência.

A agência France Presse foi a primeira a confirmar a morte de Nino Vieira citando o responsável das relações exteriores do exército, Zamura Induta, que disse que Nino Vieira "foi morto quando tentava fugir após um ataque à sua residência por soldados afectos ao General Tagmé Na Waié", ao mesmo tempo que acusou Nino Vieira de ser "o principal responsável pela morte de Tagmé Na Waié".

O possível assassinato de Nino Vieira poderá estar ligado ao atentado à bomba que ontem à noite matou o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, o general Tagmé Na Waié, e feriu outras cinco pessoas.

O atentado de ontem não foi reivindicado, mas ouviram-se ao longo da noite vários disparos e explosões no centro de Bissau. Os últimos tiroteios e explosões foram escutados às seis horas da manhã e junto à residência do Presidente da República.

Embora a especulação seja muita, são desde já apontados dois motivos prováveis para o atentado à bomba de ontem à noite: a rivalidade entre o Presidente guineense, Nino Vieira e o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas; ou os barões da droga que, nos últimos anos, têm conquistado uma enorme influência no país.

No Hospital Nacional Simão Mendes, em Bissau, os médicos informaram que um dos feridos está em estado grave.

Segundo as últimas informações o Governo da Guiné-Bissau vai reunir-se de emergência para avaliar a situação e o ministro da Defesa, Artur Silva, fará ainda hoje uma declaração à imprensa depois de visitar os feridos no Hospital Simão Mendes.

O Governo português já condenou "veementemente" o atentado à bomba que vitimou o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau assim como o ataque contra a residência do presidente Nino Vieira.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere ainda que "nenhum membro da comunidade portuguesa foi afectado pelos graves incidentes registados em Bissau".

Também o Governo de Cabo Verde declarou estar a seguir a situação em Bissau com preocupação.

Fonte: Jornal O País citando RTP da Segunda, 02 Março 2009

Desse jeito para onde caminhamos nos os africanos? chega de conflitos internos, vamos nos engajar na contrução do nosso continete e no desenvolvimento dos nossos Pises, como forma de resistir a crise economica que enfrentamos....

Nenhum comentário: