sábado, 25 de julho de 2009

Que Influências Tem Ou Podem Ter Os Jovens Nas Decisões Do Pais

Meu ponto de vista relativamente ao tema:
Que Influências Tem Ou Podem Ter Os Jovens Nas Decisões Do Pais".

Em relação ao debate da STV sobre os jovens com tema:
"Que influências tem ou podem ter os Jovens nas decisões do Pais".
Dizer que eu penso que os jovens perderam uma oportunidade de apresentarem as suas opiniões na televisão relativamente ao tema e ficaram a discutir pessoas e não ideias.
Mas eu penso que nos como jovens ainda temos tempo para apresentarmos nossas ideias de forma ordeira, organizada e académica.
Em primeiro lugar temos que nos unir independentemente da raça, cor da pele, cor partidária e esquecermos os atritos pessoais se e que existe e defendermos os nossos interesses juntos das entidades publicas e privadas nacionais e internacionais.
Nos jovens temos que perceber que o interesse publico ou da maioria estão acima de nossos interesses pessoais, porque como reza a historia só assim os movimentos de massas triunfaram.
Devemos parar de encarar os outros como oposição e percebermos que só unidos e que o governo e outras entidades iram colocar os interesses da juventude como prioridades, assim como fazem com as mulher.

Jovens
Penso que esta na hora de pararmos de discutir pessoas e nos distanciar dos foros de decisão ou representativos da juventudes porque dessa forma deixamos que os outros decidam por nos, como dizia Platão “ a sansao daqueles escolhem pessoas erradas para lhes governar e ter que suportar o mau governo por muito tempo” acrescento dizendo que a sansao daqueles que não escolhem, é de serem governados pelo mau governo, isso para dizer que os jovens moçambicanos não podem ficar apáticos e indiferentes em relação aos foros de tomada de decisão, e viver a criticar alimentando um pessimismo que não nos leva a lado nenhum, devemos apresentar soluções para os nossos próprios problemas fazendo chegar a quem de direito para os cumprir, não se entenda por essa via que devamos fazer isso de forma desordeira, entenda se por endosmose que devemos apresentar as entidades competentes de forma ordeira e persistente.

A minha contribuição de modo geral
Devemos nos unir em associações, grupos ou movimentos e paremos de discutir pessoas, vamos discutir ideias, e aos líderes de movimentos juvenis: senhores não deixem os vossos problemas pessoas atrapalhar os interesses dos grupos juvenis que vocês lideram.

Ilustres me perdoem pelos erros ortográficos e gramaticais constantes desse oficio, aproveitemos o conteúdo, vamos promover mais debates sobre o assunto juvenis....

Destilado pelo jovem: Luis José Jobe Fazenda, 24/07/2009.

2 comentários:

El Patriota disse...

Ai esta condecoravel Fazenda. Os jovens deixam de debater ideias e partem para pessoas. Tal eh o caso daqueele cidadao que no auge da sua mediocridade passou a ofender e a chamar de bocal-analfabeto ao Rogerio Dinis em pleno debate televisivo. O PATRIOTA na pessoa de Felix, repudia e nao pactua com posturas mesquinhas de tal forma. Portanto cabe a ti, a mim e a todos dar um pouco de si para melhorar esse virus da falta de respeito que vem assolando a cada um de nos. Esta nas nossas maos conto com todos os interessados nessa meta.

Basilio Muhate disse...

Força no Blogue e muitos sucessos.
Vamos procurar melhores soluções para a team jovem Moçambicana. É inquestionável o poder e a influencia da juventude nas decisões do país, principalmente através de várias manifestações culturais (música, teatro, moda, dança, etc) e do associativismo.

Mas pra frente é o caminho e avante com a AEU !!

Basilio