sábado, 30 de janeiro de 2010

BCI TRAS TECNOLOGIAS DE INFORMACAO MAIS PROXIMO DOS ESTUDANTES








O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) acaba de lançar um programa destinado a facilitar a aquisição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para os estudantes e docentes universitários.


Denominado “e-Moçambique”, o programa permite aos interessados pagarem a prestações os equipamentos disponibilizados, nomeadamente um computador, um telefone e um Modem 3G (para internet), todos protegidos pelo seguro. Os estudantes e professores que aderirem ao programa têm duas opções. A primeira, a mais barata, permite o pagamento de 999,00 meticais por mês durante 27 meses para a aquisição de um computador portátil Acer Aspire One A250. No caso de um Toshiba L 500, segunda opção, a prestação mensal durante 24 meses é de 1.498 meticais. O valor total a pagar é de 21.284, meticais pela aquisição do Acer e 28.790,00 meticais pelo Toshiba, o que representa uma taxa de 23,5 e 24,8 porcento, respectivamente. O objectivo desta iniciativa, lançada quinta-feira, em Maputo, é proporcionar aos jovens moçambicanos o acesso ao mundo digital em condições especialmente favoráveis, segundo refere a AIM.

FONTE: Jornal Notícias -Maputo, Sábado, 30 de Janeiro de 2010.

O Presidente da AEU-UEM, Jobe Fazenda disse na altura que esse representava um sinal positivo avançado pelo sector privado e principalmente a banca, em que representa um verdadeiro investimento (apesar de ser uma linha de credito) para a formação dos quadros nacionais para fazerem face aos problemas que o Pais enfrenta no seu desenvolvimento. Porque segundo a nossa fonte os africanos já perceberam que o domínio das tecnologias de informação e comunicação é um condição necessária para erradicar a pobreza e assimetria de informação, ate porque será o epicentro de discussão do 14ª Cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba, que será realizada no dia 31 de Janeiro de 2010 (para mais detalhes da cimeira visite http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/960976 ).
Dai que sugerimos que mais instituições abracem essa iniciativa do BCI, apelo Luis Jobe Fazenda.

Nenhum comentário: