terça-feira, 12 de janeiro de 2010

CAN2010: MAMBAS ESTREIAM HOJE NO CAN2010 DIANTE DO BENIN


Mambas estreiam-se hoje no CAN diante do Benin

Mart Nooij, seleccionador nacional, deverá escalar para este embate o mesmo onze que defrontou a Tunísia no dia 14 de Novembro, no Estádio da Machava.

A selecção nacional de futebol “A”, os Mambas, defronta, hoje, a partir das 20h30 de Maputo, no Estádio de Ombaka, em Benguela, cidade costeira de Angola, a sua similar do Benin, em desafio da primeira jornada do grupo C da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações.

Trata-se, de resto, de uma partida entre duas equipas que procuram a sua primeira vitória nesta competição.

Mais: dois conjuntos que fizeram uma excelente campanha nas eliminatórias combinadas para o CAN e Mundial de 2010, com os Mambas a ocuparem a terceira posição no grupo B com 7 pontos, enquanto o Benin ficou no segundo posto do grupo D com um total de 10 pontos, menos três que o Gana, formação que se qualificou para o Mundial.

Os Mambas, que na fase de apuramento puseram em sentido selecções cotadas como o Senegal, Costa do Marfim, Nigéria e Tunísia, querem fazer história nesta prova.

Para o efeito, Mart Nooij, seleccionador nacional, conta com um grupo de trabalho coeso e que se conhesse há já algum tempo.

Depois de uma fase de qualificação marcada por derrotas diante do Malawi, Zâmbia e Gabão, pela marca de 1-0, a selecção nacional vai, certamente, fazer de tudo para provar que estes desaires não passaram de um “acidente de percurso”.

Mas, convenhamos, a tarefa não se afigura nada fácil para os Mambas, para mais porque vão jogar com uma equipa que já provou não ser pera doce. Que digam, aliás, os zambianos que em 2004 viram-se arredados do CAN por força das excelentes prestação do Benin na fase de apuramento.

Neste encontro, Mart Nooij deverá escalar o mesmo onze que, no dia 14 de Novembro de 2009, venceu a Tunísia por 1-0 assegurando, desta forma, o apuramento para o CAN.

O seleccionador nacional procura um esquema ideal de jogo para atacar o primeiro adversário dos Mambas, totalmente desconhecido, pela equipa técnica nacional, buscando, por isso, informação possível através da visualização dos jogos realizados pela selecção adversária na fase de qualificação.

A principal estrela do Benin é o perigosíssimo avançado do Metz da França, Razak Omotoyossi, jogador que marcou oito golos em 11 jogos, nas eliminatórias combinadas para o CAN e Mundial de 2010.

Numa equipa onde Sessegnon (PSG) é a estrela maior, parecem faltar recursos, mas os 8 golos apontados por Omotoyossi na fase de qualificação deixam o jogador do Metz como um dos valores a ter em conta. A capital do Benim, Porto-Novo, é a premissa ideal para sonhar.

A parca experiência e tradição da equipa em grandes competições (esteve apenas em duas fases finais e não ultrapassou a primeira ronda) são os factores que mais jogam contra e da comparação com as duas congéneres favoritas, que já ostentam um palmarés de grande nível, também não se tiram bons prognósticos. É aqui que entra a experiência europeia do francês Michel Dussuyer para levar a bom porto uma nação futebolística em ascenção. Entretanto, alguns jogadores da selecção nacional já reclamaram a dureza.

FONTES: JORNAL O PAIS -TERÇA, 12 JANEIRO 2010

Nenhum comentário: