terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OS MELHORES DO MUNDO DO FUTEBOL DE 2010: José Mourinho (melhor treinador do mundo), Marta (melhor jogadora) e Leonel Messi (melhor jogador do mundo)





Melhores do mundo de 2010

Uma nova página da história do futebol foi escrita ontem dia 10 de Janeiro de 2011, com o anúncio dos vencedores da Bola de Ouro FIFA. Como não poderia deixar de ser, a cerimónia contou com a presença de muitos dos grandes astros do desporto-rei.
Entre os destaques da noite em Zurique, havia a certeza de que o troféu iria para um jogador do Barcelona. Afinal, os três finalistas do novo prémio, uma fusão do Ballon d’Or da revista France Football com o Jogador do Ano da FIFA, dividem o balneário da equipa catalã: Andrés Iniesta, Lionel Messi e Xavi. E eis que a notícia veio ao de cima. Lionel Messi é, pela segunda vez consecutiva, o vencedor do prémio de melhor jogador do ano.

Em femininos, a premiada Jogadora do Ano da FIFA entrou para a história. Marta conquistou o prémio pela quinta vez consecutiva. Além da vencedora, constavam da lista das finalistas duas grandes jogadoras alemãs: a jovem Fatmire Bajramaj, de 22 anos, e a experiente Birgit Prinz, que já levou o troféu para casa três vezes.

Outra novidade foi também a primeira escolha da FIFA para o melhor técnico do mundo, onde José Mourinho levou a melhor. Emocionado, Mourinho agradeceu aos seus jogadores, alguns deles estavam mesmo presentes na plateia, aos seus colaboradores e a todos os portugueses.

Três treinadores (Guardiola, del Bosque e Mourinho) disputavam o galardão de técnico do ano de futebol, que José Mourinho acabou por vencer. O técnico português tinha como argumentos o facto de ter sido campeão de Itália com o Inter, ter conquistado a Taça de Itália e a Liga dos Campeões.  

Mourinho levou a melhor sobre Vicente del Bosque, campeão do mundo com a selecção espanhola, e sobre Pep Guardiola, técnico da melhor equipa do Mundo, segundo o ranking IFFHS de Novembro, que conquistou o campeonato e a Supertaça de Espanha.

Também foi entregue, no Kongresshaus de Zurique, o Prémio Puskás da FIFA, que homenageia o golo mais bonito do ano, onde Hamit Altintop levou a maior, numa disputa cheia de concorrentes menos conhecidos como Matthew Burrows, Kumi Yokohama e Linus Hallenius, contra astros como Giovanni van Bronckhorst, Siphiwe Tshabalala, Neymar e o próprio Lionel Messi.

Fonte: Jornal O Pais, 11 de Janeiro de 2011

Parabens Jose Morinho, grande treinador.

Nenhum comentário: