Bem-Vindo ao Blog de Luís José Jobe Fazenda. Este é o espaço onde eu me encontro e me expresso, usando o cérebro que me foi atribuído para desbloquear a vida que levo.... As notas aqui destiladas, não estão isentas de eventuais erros ("errare humanum est").
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
ANO LECTIVO ESCOLAR 2011, INICIA HOJE EM MOÇAMBIQUE SOB DESÍGNIO DE SAMORA MACHEL
Inicia hoje dia 17 de Janeiro de 2011 o Ano Lectivo Sob o lema “Façamos de um ensino de qualidade uma tarefa de todos e de cada um”, tem início hoje, em todo o país, a abertura do ano lectivo de 2011, com um total de 6 milhões e 700 mil alunos da 1ª a 12ª classe inscritos. Este ano de estudos deve exaltar a vida e obra do primeiro Presidente de Moçambique independente, na sequência da proclamação, pelo Governo, do “Ano Samora Machel”.
As cerimónias centrais de abertura do ano lectivo terão lugar na Escola Secundária Joaquim Chissano, na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, sendo dirigidas pelo Ministro da Educação, Zeferino Martins, que encabeça uma brigada central do sector.
No âmbito da proclamação, pelo Governo, do ano 2011 como o “Ano Samora Machel”, no contexto da passagem dos 25 anos do desaparecimento físico do primeiro Presidente do Moçambique Independente, a 19 de Outubro de 1986, o Ministério da Educação fez saber que todas as instituições escolares deverão contemplar actividades diferenciadas e de carácter cultural, desportivo e recreativo, académico e socioeconómico envolvendo a comunidade escolar.
As instituições, cujo patrono é Samora Machel, Josina Machel e Emília Daússe, deverão se destacar na realização das referidas actividades.
Com o “Ano Samora Machel” pretende-se reafirmar o reconhecimento dos moçambicanos da dimensão política da figura de Samora Machel que inspira crianças, jovens e adultos na luta que se trava contra a pobreza nas suas diversas formas, daí que as escolas devem incorporar este ano nos seus planos actividades concretas no âmbito da exaltação da sua vida e obra.
Contrariamente aos anos anteriores, nos quais o MINED destaca técnicos para acompanhar o processo de preparação e abertura do ano lectivo, no presente e devido a medidas de contenção dos custos o ministério apenas far-se-á representar em algumas províncias como Tete, Zambézia, Niassa e Cabo Delgado.
A abertura do presente ano lectivo ocorre em circunstâncias em que a maioria das escolas, particularmente na cidade do Maputo, ainda não publicaram as pautas de turma e os respectivos horários, facto derivado da desorganização que marcou o processo de matrículas nos diferentes estabelecimentos de ensino.
Neste sentido, apesar de a abertura do ano lectivo acontecer hoje, o início das aulas só deve acontecer até a próxima semana, apesar de a indicação apontar amanhã como primeiro dia. Um milhão e 215 mil alunos entram pela primeira vez na escola este ano de um universo de 6.7 milhões de alunos matriculados.
Fonte: Jornal Noticias de 17 de Janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário