quarta-feira, 4 de maio de 2011

UEM tem desde o dia 03 de Maio de 2011 Novo Reitor trata se de Prof.Doutor Orlando Quilambo e nova Vice Reitora Academica, Prof.Dra.Ana Monjana


O Presidente da Republica Armando Guebuza, exige maior qualidade de ensino na maior e mais antiga Universidade de Mocambique aos recém-empossados Reitor e Vice-Reitora Academica da UEM


Na hora de assumir o cargo de Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo garantiu que aquela instituição vai formar graduados competitivos no mercado.

A Universidade Eduardo Mondlane conta, desde ontem, com novas caras na reitoria. Numa cerimónia dirigida pelo Chefe do Estado, na Presidência da República, foram empossados para os cargos de reitor e “vice” os académicos Orlando Quilambo e Ana Mondjana.

Trata-se de duas figuras que conhecem muito bem os corredores da mais antiga universidade pública do país, pois trabalham naquela instituição há bastante tempo, sendo que Quilambo, até à data da sua indicação para substituir na reitoria o padre Filipe Couto, exercia funções de vice-reitor, desde o reinado de Brazão Mazula.

No acto de empossamento, que contou com a presença de vários reitores, Guebuza voltou a tocar na questão da qualidade de ensino, exigindo que os novos reitores a coloquem na lista das prioridades. Para o chefe do Estado, há que destacar a expansão da UEM para mais pontos do país, o que torna o ensino superior mais próximo do cidadão.

Guebuza considera que quatro grandes desafios se impõem ao reinado de Quilambo e Mondjana. Na liderança da UEM, devem melhorar a qualidade de formação dos estudantes, a qualidade do corpo docente que oferece essa formação, a qualidade das condições em que essa formação é oferecida e, por último, a qualidade do resultado da pesquisa e sua extensão.

Para o estadista moçambicano, a UEM tem ainda a missão de dar o seu contributo na agenda política de combate à pobreza, sua principal bandeira eleitoral. Na sua intervenção, Guebuza, apelou, igualmente, a que reine um ambiente de debate na academia, a todos os níveis, pois, no seu entender, há que garantir a empregabilidade dos graduados, o carácter empreendedor e, por fim, a sua capacidade de acrescentarem valor no processo de transformação e produção de conhecimento, a fim de resolverem os problemas das comunidades onde se encontram inseridos.

Quilambo promete graduados competitivos

Na sua primeira intervenção após assumir o cargo de reitor, Orlando Quilambo destacou que vai formar graduados competitivos no mercado. Para o novo homem-forte da UEM, a primeira missão é assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos 50 anos. Contudo, Quilambo disse estar ciente dos desafios actuais, que passam pela melhoria da qualidade de formação e a garantia de maior acesso dos moçambicanos à universidade e a posterior conclusão da sua formação, dado que existem ainda muitas pessoas que têm dificuldades de ingressar no ensino superior público.

Ciente do défice orçamental, o novo reitor da UEM diz que a sua instituição terá de ultrapassar os obstáculos, visto que se trata de uma conjuntura global e não apenas de Moçambique.

Prof.Dr.Couto volta à docência

Na hora de passar o testemunho ao seu ex-vice-reitor, Filipe Couto assumiu que a sua missão na UEM ainda está em curso, pois voltará com maior dedicação às salas de aulas, onde, para além de aumentar o tempo de trabalho, quer dar maior contributo ao departamento de matemática, na faculdade de ciências naturais, dado que, enquanto reitor, tinha o tempo limitado, apenas quatro horas por semana para leccionar, mas agora certamente que terá mais tempo. Quanto ao desafio de melhoria da qualidade do ensino, olhando para o défice orçamental da UEM, o antigo reitor, disse “de novo talvez vou ser polémico. Para mim, a redução não é uma coisa má, porque onde se reduz o dinheiro, sem se saber de onde vem, começamos a apreciar o que é o dinheiro e procuramos caminhos para nós próprios encontrarmos o dinheiro, e não só vivermos de esmola”.

Quem é Prof.Dr.Orlando Quilambo?

Para além de presidente da Academia de Ciências de Moçambique, Orlando Quilambo era vice-reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) para a Área Académica. Possui formação básica em Biologia. fez ainda o curso de formação de professores (6ª classe) e mais tarde fez a formação de professores de Química e Biologia para a 10ª e 11ª classes.

A partir de 1982, passou a assistente na Faculdade de Educação da UEM, tendo mais tarde feito a licenciatura em Biologia na República Democrática Alemã. Em 1987, regressa ao país e lecciona na Faculdade de Educação, em várias cadeiras ligadas à Biologia. Nessa altura, assume alguns cargos de direcção, como o de chefe de departamento, e depois o de director-adjunto da Faculdade de Educação. por alguns anos chegou a assumir o cargo de director da Faculdade de Ciências.

Em 1995 volta a sair para o estrangeiro, desta feita para a Holanda, onde conclui o doutoramento. regressado ao país, assume funções de director científico e mais tarde de vice-reitor, cargo que ocupava até ser nomeado reitor.

Fonte: Jornal O Pais, Online, 04/05/11

Nenhum comentário: