sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Formados cerca de 400 juízes comunitários pelo CEPAJI




A formação dos juízes surge pelo facto do CEPAJI ter descoberto que existe um elevado défice de conhecimento da matéria jurídica por parte dos praticantes da “justiça informal”.

O Centro de Apoio à Justiça Informal, CEPAJI, uma organização não-governamental que actua no país, desde 2009, diz que já formou um pouco mais de 400 juízes que trabalham nos tribunais comunitários, um pouco por todas as províncias do país.

A formação dos juízes surge pelo facto do CEPAJI ter descoberto que existe um elevado défice de conhecimento da matéria jurídica por parte dos praticantes da “justiça informal”. Grande parte dos juízes que julgam casos na comunidade não possui nenhum conhecimento de direito. E, como forma de reverter a situação, o CEPAJI decidiu abraçar o projecto de formação e capacitação destes juízes.

Essa informação foi revelada semana passada pelo director nacional do Centro, Luíz Bitone, que falava no âmbito do seminário nacional de formação de juízes para tribunais comunitários realizado na capital do País.

Fonte: Jornal O Pais, Online, Maputo, 09/12/11

Nenhum comentário: