sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Universidade de Nachingweia, já tem Reitor, trata-se do Prof.Doutor Luís Covane, docente da UEM.


Luís Covane, é o reitor da Universidade Nachingwea

O antigo vice-ministro da educação, Luís Covane, é o Reitor da Universidade Nachingwea, instituição de ensino superior privada da Frelimo. O presidente da Frelimo, Armando Guebuza, que empossou Covane como reitor daquela instituição, na sede do partido, desafiou-o a ministrar cursos que beneficiem o país e promovam o desenvolvimento socioeconómico, através da formação de pessoas no saber fazer.

A nova universidade vai abrir portas em 2012, entre outras áreas, estará vocacionada à extensão e investigação em vários domínios científicos, ministrando, numa primeira fase, cursos de Economia, Informática, Ciências Jurídicas, Políticas e Administração Pública.

A universidade, que vai entrar em funcionamento para o ano, é aberta a todos os extractos sociais moçambicanos. Brevemente, segundo Luís Covane, será lançado um concurso público para a selecção de candidatos a ingressar naquele estabelecimento de Ensino Superior.

A mesma vai funcionar Escola Central do Partido Frelimo, na Matola, até se construir o campus universitário. De olhos virados para os descobrimentos de recursos naturais, a instituição vai introduzir já em 2013 cursos técnicos, que promovam o saber fazer. Nachingwea espera iniciar o ano lectivo 2012 com perto de 500 estudantes e defende que as propinas cobradas deverão permitir o acesso a muitos moçambicanos, mas ainda não foram divulgadas.

Fonte: Jornal Noticias e O Pais, online, 23/12/11, Maputo

Nenhum comentário: