quinta-feira, 24 de março de 2011

Inovação Tecnologica em Moçambique: Governo junta parceiros



urante dois dias

O diálogo nacional de inovação tem em vista debater a criatividade inovativa na ciência e tecnologia, visando dar respostas a mais elementares necessidades dos moçambicanos.
Iniciou ontem, em Maputo, o diálogo nacional sobre inovação em Moçambique - um evento que marca o lançamento de um movimento de promoção de actividades que revelam a capacidade de inovação. Trata-se de um evento que visa, na essência, debater, discutir, partilhar e divulgar as iniciativas científicas e tecnológicas, que dia após dias os jovens moçambicanos têm revelado.

Para o efeito, tomando esta iniciativa e voltando aos pressupostos do Plano Quinquenal na área da Ciência e tecnologia, o Executivo decidiu juntar várias organizações para reflectir sobre as possíveis vantagens que o país pode tirar dessas inovações.

Por essa razão, de acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, o interesse pelo diálogo conseguiu congregar, em Maputo, 252 participantes, sendo cinco do Governo, seis estrangeiros, um ministro do Zimbabwe e 16 de pequenas e médias empresas. Ainda nesse evento, participaram, no diálogo, seis universidades, 13 inovadores, 72 representantes de associações juvenis e 100 quadros dedicados à Ciência, tecnologia e investigação afectos em diferentes instituições.

Intervindo na sessão de abertura oficial do evento, o presidente da República explicou a importância que a ciência e tecnologia podem ter na redução da pobreza. “Pretendemos estabelecer um modelo de diálogo permanente que tenha como enfoque, de todos os intervenientes, a nossa Agenda Nacional de Luta contra a Pobreza”, disse Guebuza.

Para garantir o desenvolvimento de ciência e tecnologia no país, Guebuza recomendou o investimento na capacidade nacional na área da ciência e tecnologia, formação de recursos humanos qualificados para a investigação científica, criação e apetrechamento das instituições de investigação. Ao lado dessa meta está também a promoção do ensino técnico e vocacional.

A organização desta iniciativa é do Governo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia. Conta com os préstimos da Commonweath for Technology Manangement. Hoje, o evento continua no Parque de Ciência e Tecnologia de Maluane, província de Maputo.

Fonte: Jornal O Pais, 24/03/11

Nenhum comentário: