terça-feira, 29 de março de 2011

UEM vai ter novo Reitor Filipe Couto está de saída da UEM (Fev/2007 a Abril/2011)



Filipe Couto foi nomeado reitor da UEM em Fevereiro de 2007
Mudanças na maior e mais antiga instituição de ensino superior



O Padre Filipe Couto vai deixar a reitoria da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), depois de quase quatro anos à frente da direcção daquela instituição. Ao que o nosso jornal apurou, Couto não vai renovar o mandato de reitor naquela que é a maior e mais antiga instituição de ensino superior do país. Questionado, ontem, pelo nosso jornal sobre a veracidade da informação, Couto não a confirmou, nem a desmentiu, limitando-se apenas a dizer que a reitoria agendou para a manhã de hoje uma conferência de imprensa onde vai debruçar-se sobre o assunto. Por outro lado, já existe uma comissão eleitoral para apurar as candidaturas do eventual substituto de Couto. aliás, já foram avançados alguns nomes, um dos quais membro ao mais alto nível do actual elenco directivo da UEM.

De acordo com a alínea c) do artigo 160 da Constituição da República, “compete ao Presidente da República nomear, exonerar e demitir: os reitores e vice-reitores das universidades estatais, sob proposta dos respectivos colectivos de direcção, nos termos da lei”. Contudo, a proposta avançada pelo Conselho Universitário, neste caso entendida como colectivo de direcção, não é vinculativa.

Isto quer dizer que o Chefe do Estado não é obrigado a indicar para o cargo de reitor um dos candidatos propostos. Assim sendo, o Presidente tem a prerrogativa de escolher uma individualidade que não conste da lista proposta pelo Conselho Universitário, para conduzir os destinos da UEM.

A informação segundo a qual Couto vai deixar a reitoria da UEM também foi avançada pelo sociólogo e docente naquela instituição, Carlos Serra. Lê-se no blogue de Serra: “UEM vai ter novo reitor. Fonte digna de crédito informou-me que a Universidade Eduardo Mondlane vai ter um novo reitor, substituindo o Prof. Filipe Couto, tendo já sido criada uma comissão eleitoral para apreciar as candidaturas. Na minha condição de um dos mais antigos docentes da UEM e de estudioso dos processos sociais, defendo que o futuro reitor ou a futura reitoria deverá ser um ente profundamente sensível e dialogador. A história poderá ser muito viva nos próximos cinco anos. É o que me permito dizer por agora”. Recorde-se que, em Fevereiro 2007, Couto foi nomeado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, para o cargo de reitor da UEM.

Quem é Filipe Couto?

De nome completo Filipe José Couto, o actual reitor da UEM nasceu a 30 de Janeiro de 1939, em Unango, distrito de Sanga, província do Niassa. Fez Estudos Filosóficos e Licenciatura em Roma, na Universidade Umaniana (1964/67); Estudos Teológicos e Doutoramento em Teologia Dogmática, em Munster, Alemanha (1967 a 1971); e Doutoramento em Ciências Sócio-políticas de Qualificação para Professor Catedrático, na Universidade de Paderbom, Alemanha (1976 a 1981). Foi ordenado padre em 1969, em Lichinga, Niassa; pároco da Catedral de Nampula (1984/87). Assumiu, de 1996 a 2006, o cargo de reitor/fundador da Universidade Católica. Foi membro do Conselho Nacional do Ensino Superior (1996/04), de Reitores (1996/06) e do Conselho Nacional de Combate à SIDA. Couto fala seis línguas, nomeadamente, português, inglês, italiano, alemão, macua e swahili.

Fonte: Jornal O Pais, 29/03/11


Na minha opiniao pessoal o Prof.Dr. Filipe Couto, foi e 'e um verdadeiro patrito que a UEM tera imensas saudades.
Trabalhei com ele durante 3anos, apreendi varias coisas da vida profissional, de entre elas a humildade que devemos ter com os outros, a pontualidade e a fazer sacrificios "engolir sapos" quando se 'e dirigente ou quando se assume uma funcao. Aprendi ainda que na vida profissional nada 'e facil pois "os ossos do oficios sao pesados".
contudo desejo ao Prof. Couto, sucessos na vida e bom descanso espero que consiga encontrar mais tempo para si, porque quando esteve na direccao da UEM nao o teve. "participei por isso testemunho"

Fazenda

Nenhum comentário: