segunda-feira, 7 de março de 2011

NO ÁMBITO DO COMBATE A POBREZA URBANA: GOVERNO LANÇA O PROJECTO DE EMPRESA JOVENS DESIGNADA "PROJECTO PROJOVEM"



Governo garante oitenta mil empregos para jovens em Moçambique.

PELO menos 80 mil postos de trabalho, incluindo o auto-emprego, estão garantidos para jovens de todo o país como resultado da criação de 4500 pequenas empresas jovens no âmbito de um programa denominado Projovem, lançado no sábado passado, na cidade do Maputo, pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali.

Para já, estão disponíveis cerca de 500 mil dólares norte-americanos colocados por cerca de duas dezenas de empresas participadas pelo Estado que, até ao momento, abraçaram a iniciativa.

Ao exemplo do que acontece com os recursos do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), os montantes a ser disponibilizados no quadro da iniciativa governamental, deverão ser reembolsados de modo a garantir a rotação e uma maior abrangência de jovens à escala nacional.

Neste âmbito, está em organização um consórcio de empresas coordenadas pelo IGEPE – Instituto de Gestão das Participações do Estado e pela Sociedade de Investimentos (GAPI-SI).

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do IGEPE, Hipólito Hamela, o sucesso dependerá da dinâmica dos jovens no desenho de projectos competitivos e virados para a promoção do bem-estar da população.

O Distrito Municipal KaMavota, na cidade do Maputo, será pioneiro na implementação dos projectos seleccionados. Assim, segundo a explicação de Hamela, haverá um reforço da capacidade institucional naquele distrito de modo a se criar plataformas locais responsáveis pela identificação e análise dos projectos.

“Teremos uma fase de treinamento dos jovens cujos projectos tenham sido seleccionados. No fim desta etapa, haverá o almejado financiamento e a execução dos projectos”, disse Hamela, assegurando que a implementação será acompanhada a todo o tempo pelo IGEPE.

“O Projovem não é um programa para distribuir dinheiro. Ele procura satisfazer a expectativa de jovens que, com sacrifício e persistência, já demonstram ser capazes de arregaçar as mangas e fazer coisas que são importantes para a redução da pobreza”, esclareceu o Primeiro-Ministro, Aires Ali.

Fonte: Jornal Notícias, Maputo,Segunda-Feira, 7 de Março de 2011

Parabens ao Governo de Moçambique por lançar essa medida que vai fazer muita diferença na vida dos jovens e da comunidade no geral, reduzindo assim, a pobreza urbana em Moçambique.
Agora ja não nos resta mais nada para nos os jovens, a não ser elaboração de projectos para benificiar-se desse fundo, investindo em nossas iniciativas, de modo a garantir o alagargamento dos jovens empreendedores e empresario no nosso País, gerando dessa forma naturalmente mais postos de emprego.
Sugiro que o CNJ, ajude e participe na monitoria e mais tenha assento no forum de decisão onde serão aprovados os projectos que irão benificar desse finançiamentos, bem como na monitoria do processo de rembolso juntos das duas partes (o Governo e o jovem benficiario), para garantir que o mesmo valor seja atribuido à mais jovens.

Tenho dito

Destilado, pelo Jovem, Luis José Jobe Fazenda, Jurista.

Nenhum comentário: